segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Convertendo arquivos divx de forma fácil

Neste artigo falo sobre como aumentar a compatibilidade de arquivos divx, para assistir filmes baixados da internet com diversos aparelhos reprodutores, de forma fácil através de conversão.

Procurar um filme na internet, baixar e assistir. Nem sempre é assim tão simples. Acredito que a maioria dos usuários já passou por algum dos seguintes problemas:
  • O arquivo do filme não abre, inicia o carregamento mas trava ou interrompe sem iniciar.
  • O som do filme toca mas a imagem não aparece.
  • A imagem aparece mas o som não toca.
  • Você está assistindo o filme e derrepente a imagem trava e o som continua.
  • O som e a imagem do filme não estão sincronizados.
Não posso garantir que a conversão dos arquivos de filme irá resolver o problema em 100% dos casos, mas vou descrever aqui o que eu faço quando tenho problemas, como os relacionados acima, para assistir um filme em divx.

Já há alguns anos utilizo o "ripador" AutoGK, que converte DVDs e arquivos de diversos tipos em Xvid (AVI) ou DivX. Na maioria das vezes o resultado é satisfatório e o processo é simples.

Instalação do AutoGK
Faça o download diretamente do site do Auto Guardian Knot:
http://www.autogk.me.uk/index.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=1
Ou se preferir um dos famosos sites de download:
No momento que escrevo este artigo a versão do plicativo é 2.55. A instalação do AutoGK é simples, é executar o arquivo baixado e next, next, next (avançar, avançar, avançar). É clicar nos avançar que surgirem, procurando verificar as questões apresentadas, serão muitos cliques pois o procedimento irá instalar todos os codificadores/decodificares necessários. 

Convertendo um arquivo de filme com o AutoGK
  1. Execute o aplicativo instalado.
  2. No campo input file você irá selecionar o arquivo de origem, arquivo que você quer converter.


  3. O campo output file já será sugerido um nome alternativo para salvar o arquivo de saída na mesma pasta que o arquivo de origem está, não é necessário mexer mas você pode trocar o nome e local se desejar.
  4. Se o arquivo de origem tiver mais de uma faixa de áudio, você pode selecionar aquela que lhe interessa no campo Áudio Track(s).


  5. Se vocês estiver convertendo arquivos de um DVD poderá selecionar uma legenda para ser embutida no arquivo de saída.

     
  6. No Step 3 você deve selecionar o tamanho ou qualidade da saída, o interessante deste aplicativo é que você pode dizer que quer o seu filme com 700MB de tamanho e ele calcula sozinho a melhor qualidade possível para o filme neste tamanho.


  7. O Step 4 tem o botão advanced settings que é muito importante caso seu reprodutor possua limitação quanto a resolução, você poderá definir a largura máxima da saída. Digamos que seu aparelho suporte no máximo 800 pixels de largura na resolução, escolha a opção Maximum width e defina o valor (800) em Output resolution settings. Esta tela possuí outras opções como definição da qualidade do áudio e codec para o arquivo de saída. Só mexa nestas opções se você sabe o que está fazendo.


  8. Feitos os ajustes, clique no botão Add job. Você pode adicionar mais de um "job" (executar diversas conversões em fila).


  9. Por último clique no botão Start.
  10. Agora é esperar a conversão ser concluída, a velocidade vai depender da capacidade de processamento da sua máquina. Diversas telas serão abertas e fechadas automaticamente, tenha paciência.
Um tutorial completo você também encontra no site do Auto GK:
http://www.autogk.me.uk/modules.php?name=TutorialPT

É isso, espero que seja útil para você como tem sido para mim.

Abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Em breve estarei autorizando seu comentário.